Marketplace

O que é o Marketplace?

O mercado de comércio eletrônico ou o Marktplace é um local ou um site onde é possível encontrar diferentes marcas de produtos provenientes de vários fornecedores, lojas ou pessoas exibidas na mesma plataforma. O proprietário do site é responsável por atrair clientes e transações processadas, enquanto os fornecedores terceirizados lidam com a fabricação e o envio.

O Marketplace agiliza o processo de produção através de um portal simples, onde os fabricantes vendem seus produtos diretamente aos consumidores, evitando assim o processo estagnado de armazenagem de estoques. Esse tipo de gerenciamento da cadeia de suprimentos é geralmente chamado de método “Dropshipping”, ou seja, a loja virtual não mantém o estoque dos produtos.

Empresas como Amazon, Wallmart entre outras experimentaram um enorme sucesso no modelo de Marketplace. Este modelo até agora provou ser o negócio mais rentável em E-Commerce. Todo o mercado é executado em uma infraestrutura de software, permitindo que todos os fornecedores vendam seus produtos sob o guarda-chuva de um website. Em termos de receita, essas empresas obtêm uma porcentagem das vendas de qualquer produto vendido nas plataformas.

Marketplace

Tipos de mercado on-line

Existem diferentes tipos de Marketplaces baseados em diferentes modelos de negócios ou no seu método de operação.

  • Mercado eletrônico orientado ao comprador: Esse mercado é administrado por um grupo de compradores que deseja estabelecer uma compra eficiente. Isso ajuda os compradores a reduzir seus custos administrativos e obter melhores preços dos fornecedores.
  • Mercado eletrônico orientado ao fornecedor: Esse mercado é operado por um grande grupo de fornecedores para estabelecer um canal de vendas eficiente e aumentar sua visibilidade e obter leads de um grande número de compradores em potencial.
  • Mercados eletrônicos verticais e horizontais: O marketplace vertical fornece acesso on-line a empresas verticalmente em todos os segmentos de um setor industrial específico, como automotivo, químico, de construção ou têxtil.

Comprar ou vender usando o marketplace vertical ajuda a aumentar a eficiência operacional enquanto diminui o custo da cadeia de suprimentos e estoques e o tempo de aquisição.

Um mercado eletrônico horizontal, ao contrário, conecta compradores e vendedores em diferentes setores ou regiões. Isso permitirá que os compradores comprem produtos indiretos, como equipamentos de escritório e/ou papelaria.

  • Mercado eletrônico independente: Geralmente, é uma plataforma on-line de negócios para empresas operada por terceiros e está aberta a compradores e vendedores de um determinado setor. Você pode se registrar nessas plataformas e ter acesso a anúncios classificados, solicitar cotações e fazer lances em vários produtos do setor de sua indústria.

A participação nesses leilões e trocas on-line, em sua maioria, pode ser feita através de um pagamento mínimo da taxa de inscrição.

Benefícios do Marketplace

Benefício Empresarial

  • Um Marketplace permite que os operadores de plataforma cobrem um corte nos produtos que os fornecedores vendem, aumentando exponencialmente as oportunidades de lucro.
  • Os marketplaces fornecem um processo de compra transparente, pois fatores como os preços do produto e a disponibilidade do estoque são acessíveis em uma única plataforma em um ambiente aberto.
  • Melhores oportunidades para fornecedores e compradores estabelecerem novas relações comerciais dentro ou através de sua cadeia de fornecimento.
  • As restrições de tempo para negociação entre regiões geográficas são eliminadas devido à plataforma on-line que opera 24 horas por dia.

Benefícios para os compradores

Benefícios para vendedores

Desafios e soluções

Recursos como “Testemunhos”, que falam sobre a autenticidade do produto e do comprador, um sistema acionável de “Avaliação”, onde todos podem avaliar facilmente os produtos, vendedores e serviços, eles confiam nas pessoas e experiências, isso pode ter um grande impacto em provar seu testemunho e avaliação socialmente através de pessoas que o utilizaram.

 

  • Em grandes mercados, a concorrência de preços pode representar um problema. Os fornecedores podem optar por concorrer pelo menor preço, o que pode servir ao cliente, mas pode acabar gerando lucros menores para o mercado e para o fornecedor.
  • Garantia de qualidade também pode ser um problema. Os marketplaces nem sempre têm controle sobre a qualidade dos produtos ou a pontualidade da entrega. Uma maneira de combater isso é estabelecer um sistema de revisão, permitindo que os consumidores forneçam feedback sobre produtos e vendedores de terceiros específicos.

Alguns Marketplaces, abaixam o vendedor nos resultados de busca ou rebaixam sua conta devido a críticas negativas, enquanto outros sites, deixam para o consumidor penalizar um fornecedor com base em avaliações ruins.

Saiba como atrair mais clientes que provavelmente farão um pedido em sua loja e os transformarão em compradores fiéis. Entre em contato conosco!

Inscreva-se em nosso blog e fique por dentro de todas as novidades relacionadas ao ambiente digital.

Siga nos nas redes sociais!

Enviar Mensagem