marketing-ambiental-o-que-e-e-como-pode-ajudar-a-industria-de-plastico

Produzir com o menor impacto ambiental possível: além de trazer benefícios sociais e econômicos, essa atitude também pode agregar valor à indústria por meio do chamado marketing ambiental.

Empresas que levantam a bandeira da sustentabilidade com ações como a reciclagem, diminuição de resíduos e uso racional da água, tendem a se destacar no mercado e podem fazer dessas iniciativas um diferencial competitivo — e é por isso que muitos microempresários têm aderido ao marketing ambiental.

Neste artigo, vamos te contar as principais vantagens de usar essa estratégia, sobretudo na indústria de plástico. Acompanhe!

marketing-ambiental-o-que-e-e-como-pode-ajudar-a-industria-de-plastico

 

O Marketing Ambiental pode melhorar o seu faturamento

Microempresas estão experimentando um crescimento real depois de adequarem sua linha de produção a práticas sustentáveis. Isso porque é mais fácil fechar grandes contratos quando se tem um diferencial.

Diferentemente de outras estratégias de relacionamento B2B, o marketing ambiental agrega valor tanto para quem vende como para quem compra. Além disso, é uma iniciativa que ajuda a evitar o desperdício, o que acaba diminuindo também os seus custos.

O Marketing Ambiental agrega valor ao seu negócio

Pensar em ações sustentáveis é agregar valor e fazer com que a sua microempresa cresça no setor industrial. Principalmente na indústria de plástico, que costuma receber pressão social em termos de reciclagem do material.

Entretanto, as pessoas dão valor a ações concretas de sustentabilidade e não a empresas que só ficam no discurso. Por isso, o marketing ambiental deve ser visto como um investimento a longo prazo que vai adequar sua produção à crescente demanda por produtos ecologicamente corretos.

O Marketing Ambiental contribui com ações sociais

A partir da adoção de medidas socioambientais, a sua empresa deixa de ser uma organização que visa apenas o lucro, mas que também contribui significativamente para mudar a realidade social da região em que esta alocada. Veja o que é possível fazer:

  • trabalhar em parceria com ONGs de reciclagem, contribuindo com a oferta de empregos indiretos;
  • realizar palestras em escolas e abrir as portas da fábrica para estudantes interessados em ações sustentáveis;
  • fechar parceria com universidades, buscando encontrar soluções que diminuam o desperdício e contribuam com a redução do impacto da produção no meio ambiente.

Todas essas ações contribuem para elevar a sua empresa a um novo patamar. Essa é a forma que o marketing ambiental maximiza os seus recursos e ajuda a atender o cliente e a sociedade da melhor forma possível.

O Marketing Ambiental já é utilizado pela indústria de plástico

Apesar do tema ainda ser novo no Brasil, as indústrias de plástico têm aderido aos poucos ao marketing ambiental. A própria Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) dispõe de programas de incentivo a práticas ambientais. Conheça algumas das organizações que usam esse tipo de marketing:

  • Braskem: a empresa se destaca no mercado com a ideia do plástico verde. Ele é fabricado a partir do etanol e certificado mundialmente por ser feito com 100% de matéria prima renovável;
  • Vitopel: a empresa conseguiu criar um papel sintético a partir do plástico reciclado. O material ecologicamente correto é mais resistente e adequado para a vida estudantil;
  • Tom’s of Maine: a empresa americana utiliza batatas impróprias para o consumo na fabricação de recipientes plásticos, evitando o desperdício.

Ainda tem dúvidas de como colocar ações de marketing ambiental em prática? Conte suas dúvidas pra gente aqui nos comentários!

Faça um comentátio

Your email address will not be published.

Você pode usar essas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enviar Mensagem