o que é marketing de conteúdo

Outro dia um colega que trabalha no mercado financeiro, recebeu um boletim informativo com todas as tendências que afetam o mercado financeiro.

Ele explicou que esses boletins não tinham nada a ver com os fundos de investimento que ele vendia, mas que as informações do boletim eram sólidas e valiosas e que por isso, ele aguardava por essas informações ansiosamente todas as semanas.

Elas se tornaram uma fonte de pesquisa útil para os investimentos que ele faz.

“Isso é marketing de conteúdo”, expliquei. Foi um momento de “aháá” para o entendimento sobre o que é marketing de conteúdo (e também conseguir explicar o que fazemos na aqui na BadenW).

Já pensou se seus clientes esperassem receber seu marketing?

E se, quando o recebessem, via impresso, e-mail, site, eles passassem 15, 30, 45 minutos com ele? E se, além disso, compartilhassem com seus colegas?

O marketing de conteúdo é educacional, não se trata dos produtos que a empresa vende.

Algumas empresas acabam criando informações tão boas que você se torna fiel à essas marcas.

Em outras palavras, o marketing de conteúdo, é o marketing de uma empresa pois é através do compartilhamento de informações educacionais, divertidas e eficazes, que a informação é disseminada.

Isso pode ser na forma de uma mudança no comportamento pessoal ou, como muitos profissionais de marketing esperam, pode ser na forma de uma decisão de compra.

Não se trata de forçar um discurso de vendas para as pessoas, mas ajudá-las a avançar para a ação (estar comprando de você).

O marketing de conteúdo também é definido como uma abordagem de marketing estratégico focado na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido – e, em última análise, para impulsionar a ação lucrativa do cliente.

 O conteúdo é o presente e futuro do marketing

A grande diferença entre o marketing de conteúdo e uma simples informação, é que no segundo caso, muitas vezes a empresa está interessada em apenas te vender um produto e não te ajudar com algo relevante e de valor.

As empresas nos enviam informações o tempo todo e que na maioria das vezes não é muito relevante ou valioso (o famoso spam).

Isso é o que torna o marketing de conteúdo tão relevante no ambiente atual de milhares de mensagens diárias para todas as pessoas

Fazer o Marketing eficaz é impossível sem ter um grande conteúdo.

Independentemente do tipo de tática de marketing que você usa, o marketing de conteúdo deve fazer parte do seu processo, e não algo separado.

O conteúdo de qualidade faz parte de todas as formas de marketing:

  • Mídias sociais: a estratégia de marketing de conteúdo vem antes da sua estratégia de mídia social.
  • SEO: os mecanismos de pesquisa recompensam as empresas que publicam conteúdo consistente e de qualidade.
  • Relações Publicas: Estratégias bem-sucedidas de RP abordam questões que os leitores se importam, e não o seu negócio.
  • Inbound Marketing: o conteúdo é fundamental para impulsionar o tráfego para o seu site e os leads.
  • Estratégia de conteúdo: A estratégia de conteúdo faz parte da maioria das estratégias de marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo exige muito trabalho, persistência e paciência

Ele pode ser a abordagem ideal se você realmente deseja proporcionar uma experiência melhor para seus clientes, ao mesmo tempo em que causa um impacto positivo nos negócios em termos de percepção e de seus resultados.

Veja aqui as principais razões pelas quais precisamos aplicar o marketing de conteúdo:

Para ser encontrado pelas pessoas certas (clientes em potencial)

As pessoas estão fazendo perguntas e procurando informações por meio de mecanismos de pesquisa, como o Google, e você deseja que sua empresa esteja no topo dos resultados de pesquisa.

Responder às perguntas das pessoas por meio de postagens em blogs, grupos, fan pages, vídeos e outros meios é uma maneira de fazer isso acontecer.

É claro que aparecer é apenas o primeiro passo, mas é essencial se você quiser aproveitar os benefícios do marketing de conteúdo.

Para criar um público interessado e engajado

Seu conteúdo é tão valioso quanto sua capacidade de atrair novas pessoas e obrigá-los a se envolver com seus negócios de maneira contínua – como seguidores, clientes.

Uma vez que você tenha uma audiência, seus esforços de conteúdo ajudarão a aumentar as vendas, reunir informações valiosas sobre os clientes e ativar seus seguidores mais fervorosos como defensores da marca.

Para adquirir novos clientes

Obviamente, gerar receita é uma meta importante para muitos profissionais de marketing, e o marketing de conteúdo pode ser um poderoso driver.

Quando você constrói um público que confia em você e deseja ouvi-lo, é mais provável que ele compre seus produtos.

Para aumentar a receita com os clientes existentes

Outra razão pela qual as empresas usam o marketing de conteúdo é a criação de clientes mais fiéis, o que tem o potencial de aumentar as vendas por meio da venda cruzada ou do aumento de vendas. Em alguns casos, a marca pode monetizar o próprio conteúdo.

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